Nota à Imprensa


DECLARAÇÃO DO CONSELHO PERMANENTE DA OEA
SOBRE AS ELEIÇÕES REALIZADAS NO HAITI

  10 de fevereiro de 2006


(Aprovada na sessão realizada em 10 de fevereiro de 2006)


O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) felicita a nação do Haiti por sua excelente demonstração de patriotismo e dever cívico, nas eleições gerais que foram realizadas pacificamente em 7 de fevereiro de 2006.

O Conselho Permanente felicita o Governo Interino do Haiti, o Conselho Eleitoral Provisório do Haiti (CEP) e o seu Diretor-Geral por haverem superado obstáculos logísticos e de infra-estrutura, entre outros, a fim de que os cidadãos do Haiti pudessem exercer o seu direito ao sufrágio universal e expressar sua vontade democrática para a formação do seu próximo governo. Muitíssimos cidadãos aguardaram em fila sua vez para votar deste antes do amanhecer e se mantiveram em fila, em alguns casos durante horas, para exercer seu direito ao voto.

O Conselho observa que não houve maiores problemas de segurança nas eleições, graças aos esforços realizados pela Polícia Nacional do Haiti e pela Missão das Nações Unidas de Estabilização no Haiti (MINUSTAH) e graças à grande determinação do povo haitiano de votar em paz.

O Conselho Permanente insta a Secretaria-Geral da OEA a continuar prestando assistência técnica especializada ao CEP, a fim de ajudar a corrigir os problemas que surgiram na primeira rodada e para garantir o êxito da segunda rodada das eleições que será realizada em 19 de março de 2006.

O Conselho Permanente exorta todos os atores políticos, a sociedade civil e a cidadania em geral a que respeitem o resultado das eleições. Insta o próximo governo do Haiti a promover um clima de reconciliação nacional e diálogo, buscando a participação de todos os setores políticos, num esforço para criar as instituições necessárias para o desenvolvimento democrático do país e para a normalização das relações internacionais do Haiti.

O Conselho Permanente compreende que as eleições livres e justas são apenas um primeiro passo para o fortalecimento da democracia e do Estado de Direito e para a promoção do desenvolvimento econômico no Haiti. O Conselho insta a comunidade internacional a trabalhar com o novo governo num plano de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e político do país. A comunidade internacional, por solicitação do governo democraticamente eleito do Haiti, deveria estar disposta a manter sua presença nesse país pelo tempo que esse governo considerar necessário.
O Conselho também deseja felicitar os membros da Missão de Observação Eleitoral da OEA no Haiti, a Missão Especial da OEA no Haiti e a MINUSTAH por seu apoio indeclinável ao Governo Interino e ao CEP.


Referencia: HA-P