Sistema Interamericano de Alertas Rápidos (SIAR)

SIAR banner

O Sistema Interamericano de Alertas Rápidos (SIAR) é o primeiro sistema hemisférico integrado para a criação, gestão e intercâmbio de informação rápido e seguro sobre alertas de produtos de consumo, com base em critérios compartilhados sobre princípios, conceitos gerais e terminologias relevantes para as alertas regionais.

O SIAR é assistido por uma avançada plataforma tecnológica com informações e recursos de apoio a vigilância da segurança dos produtos de consumo, com módulos de acesso público, restrito e seguro, para as agências governamentais e para o público em geral. No final do 2021, a Superintendência de Indústria e Comércio da Colômbia (SIC) assumiu a gestão da plataforma SIAR.

 


O SIAR tem duas características fundamentais:


  1. É um sistema integrado para a criação, gestão e intercâmbio rápido de alertas, que implica uma ativa e permanente interação entre agências nacionais competentes dos Estados Membros da OEA, com componentes de caráter público, privado e seguro.
  2. É um sistema integrado para a criação, gestão e intercâmbio rápido de alertas, que implica uma ativa e permanente interação entre agências nacionais competentes dos Estados Membros da OEA, com componentes de caráter público, privado e seguro.

 

O intercâmbio seguro de informações permite que os países das Américas adotem medidas mais efetivas e proativas para evitar que produtos perigosos entrem em seus mercados. Portanto, é o quadro de ação para trabalhar com os fornecedores para promover uma cultura sobre a segurança de produtos de consumo que propicie práticas de auto-regulação e avaliação de risco de produtos para garantir um consumo seguro.

O SIAR é o elemento central da RCSS que apresenta aos países um espaço de trabalho colaborativo interinstitucional, em que as autoridades competentes podem avançar na consolidação de práticas nacionais, sub regionais e hemisféricas de vigilância de mercado em segurança de produtos de consumo, bem como a construção de uma "linguagem comum" e uma visão compartilhada no que diz respeito à segurança dos produtos.

Lançamento do SIAR - Conselho Permanente da OEA, 10 de dezembro 2014

Minutos 08: 00-70: 00 (áudio original):