Nota à Imprensa

El Salvador deposita instrumento de ratificação da CAFTA na OEA

28 de fevereiro de 2006

El Salvador depositou hoje (28) o instrumento de ratificação do Tratado de Livre Comércio República Dominicana-Centroamérica-Estados Unidos (CAFTA) ante o secretário geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, em uma cerimônia que aconteceu na sede do organismo, em Washington, D.C.

Ao receber o documento oficial das mãos da embaixadora salvadorenha Abigail Castro de Pérez, o secretário geral assinalou que “o livre comércio se nutre do desenvolvimento regional e global”, e este acordo, que entra em vigor em 1˚ de março, é “um passo muito fundamental para o futuro da economia centroamericana”.

O secretário geral expressou sua expectativa de receber prontos os instrumentos de depósito dos demais países da CAFTA para, desta forma, “colocar em andamento este tratado que vem dando impulso ao livre comércio da região nos últimos anos”.

A diplomata Castro de Pérez, representante permanente de El Salvador junto à OEA, disse que, para seu país, “este é um momento histórico”, alcançado após 22 anos de negociações. Ela fez questão de compartilhar uma carta do chanceler salvadorenho Francisco Esteban Lainez, que destacou que o referido acordo foi ratificado por El Salvador mediante decreto legislativo em dezembro de 2004.

Ela agradeceu ao secretário geral “pela importante ajuda que a OEA tem proporcionado e continua proporcionando a este acordo regional que fortalecerá ainda mais as relações comerciais entre os países firmantes”.

A embaixadora afirmou ainda que, com a entrega do tratado de livre comércio da OEA, “cumprimos com algo tão esperado por nosso país” e instou, assim como Insulza, que os demais países da América Central façam o mesmo. “O sonho transformado em realidade por El Salvador coloca nosso país numa posição privilegiada”, destacou.

Referencia: P-042/06