Nota à Imprensa


BRASIL ADOTA MECANISMO REGIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO

  13 de agosto de 2002

Washington – O Brasil se tornou o vigésimo sétimo país das Américas a subscrever a declaração de adesão ao Mecanismo de Acompanhamento da Implementação da Convenção Interamericana contra a Corrupção.

O documento foi assinado pelo embaixador Valter Pecly Moreira, representante do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA). No dia 24 de julho passado o Brasil havia registrado junto à Secretaria Geral da OEA o instrumento de ratificação da Convenção Interamericana contra a Corrupção.

A Convenção Interamericana contra a Corrupção foi adotada pelos Estados membros da OEA em 1996 visando o fortalecimento da cooperação entre os países para prevenir, detectar, punir e erradicar este problema.

Para dar aplicação aos termos da Convenção e acompanhar a sua implementação, os Estados signatários criaram, em junho de 2001, o Mecanismo de Acompanhamento da Implementação da Convenção Interamericana.

Através deste instrumento cada Estado passa a aceitar que os demais Estados – representados por uma Comissão de Especialistas – analizem o cumprimento dos compromissos adotados pela Convenção. Com base em regras iguais para todos os países, a Comissão de Especialistas pode formular recomendações e acompanhar a implementação das medidas previstas pela Convenção.

A participação da sociedade civil no combate à corrupção também está prevista no Mecanismo de Acompanhamento. Obter a cooperação dos Estados no combate ao problema da corrupção é o objetivo principal do Mecanismo.

O Mecanismo já entrou em funcionamento e os Estados participantes devem entregar até o fim do mês as respostas a um primeiro questionário sobre suas ações no combate à corrupção.

Referencia: CILC081302