CIDH

Comunicado de Imprensa

O Mecanismo Especial de Acompanhamento do assunto Ayotzinapa realiza sua segunda visita oficial ao México em 2019

07 de agosto de 2019

Links úteis

Contato de imprensa

Imprensa da CIDH

Mais sobre a CIDH
   Comunicados da CIDH

Nesta página encontram-se os comunicados de imprensa que foram emitidos em português. Para ver todos os comunicados emitidos no ano pela CIDH, por favor consultar a página em inglês ou em espanhol

A+ A-

Washington, D.C. – O Mecanismo de Acompanhamento do assunto Ayotzinapa (MESA) concluiu sua segunda visita oficial ao México no período de 31 de julho a 01 de agosto. A visita se realizou com o objetivo de dar continuidade ao cumprimento das recomendações emitidas pela CIDH na medida cautelar 409-14. A visita foi presidida pela Presidenta da CIDH, Comissionada Esmeralda Arosemena de Troitiño, Relatora para o México, o Comissionado Luis Ernesto Vargas Silva e pessoal técnico da Secretaria Executiva.

A delegação trasladou-se a Ayutla de los Libres, no estado de Guerrero, para visitar Aldo Gutiérrez, jovem ferido na noite de 26 de setembro de 2014, e sua família. O Mecanismo conheceu a casa onde se encontra Aldo Gutiérrez, que foi concebida e construída para que ele receba a atenção médica necessária em um lugar próximo aos seus familiares. A delegação também escutou a equipe médica e os familiares e seus representantes sobre a evolução do seu estado de saúde desde que foi trasladado da Cidade do México à sua nova casa.

Nesse sentido, a Presidenta da CIDH estatuiu que: "para o Mecanismo de Acompanhamento é de especial importância que o jovem Aldo receba a atenção médica especializada necessária, que o lugar no qual se encontra conte com as condições que o seu tratamento requer e que ele possa estar próximo da sua família". "Valorizamos positivamente os esforços do Estado na construção e adequação do lugar no qual se encontra Aldo, assim como todos os serviços de saúde que lhe são diariamente prestados", acrescentou.

A delegação assistiu à Sessão Extraordinária da Comissão Presidencial para a Verdade e o Acesso à justiça no Caso Ayotzinapa, presidida pelo Subsecretário de Direitos Humanos e População, Alejandro Encinas. O Mecanismo recebeu informação sobre as principais atividades da referida Comissão em matéria de busca, investigação e atenção às vítimas. Por sua vez, e conforme o seu Plano de Trabalho para 2019, a Comissão Interamericana informou que, com o propósito de reforçar a assistência técnica do Mecanismo, participarão como consultores da CIDH os ex-membros do GIEI, Ángela Buitrago e Francisco Cox, que estavam presentes à reunião.

Durante a visita, o Mecanismo realizou reuniões com os familiares dos estudantes beneficiados pela medida cautelar e seus representantes. Do mesmo modo, a CIDH se reuniu com o Procurador da Unidade Especial de Investigação e Litigância para o caso Ayotzinapa, e sua equipe, para conhecer as primeiras atividades desde a instalação da Unidade. Nesse sentido, o Comissionado Luis Ernesto Vargas Silva manifestou que: "reafirmamos nosso compromisso com os familiares dos estudantes desaparecidos e, por esta razão, reforçamos a assistência técnica esperando que isto permita ao Estado avançar na busca dos estudantes, na investigação e na atenção às vítimas."

Finalmente, a CIDH agradece ao Estado mexicano a cooperação oferecida ao Mecanismo para o desenvolvimento das suas funções, e agradece pela colaboração e pelas informações oferecidas pelas famílias dos 43 estudantes e seus representantes.

A CIDH é um órgão principal e autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA), cujo mandato surge a partir da Carta da OEA e da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. A Comissão Interamericana tem como mandato promover a observância e defesa dos direitos humanos na região e atua como órgão consultivo da OEA na temática. A CIDH é composta por sete membros independentes, que são eleitos pela Assembleia Geral da OEA a título pessoal, sem representarem seus países de origem ou de residência.

No. 197/19