A OEA fomenta, promove e fortalece a segurança multidimensional em favor da paz, estabilidade regional, justiça social e desenvolvimento integral, cooperação internacional, intercâmbio de experiências e boas práticas para ajudar os países membros a enfrentar melhor seus desafios, assim como para prevenir e enfrentar os efeitos sociais da violência gerada pelo crime organizado. Neste contexto, a Organização continuará a dirigir seus esforços para:
- Fortalecer as abordagens centradas nas pessoas, enfatizando o vínculo entre segurança e desenvolvimento social, a fim de contribuir com as causas sociais, econômicas, educacionais e de participação social para contrariar os vários desafios que existem no Hemisfério.
- Promover maior cooperação entre os Estados-Membros, promovendo o intercâmbio de
experiências e boas práticas com sua necessária adaptação às diferentes realidades nacionais, a fim de fortalecer as estratégias de segurança cidadã e as capacidades institucionais dos países, bem como promover a participação cidadã nas políticas públicas através do fortalecimento dos processos de inclusão e integração social.
- Articular as questões de segurança multidimensional da OEA, projetos e programas com as prioridades e exigências dos países membros.