O Departamento de Cooperação e Observação Eleitoral (DECO/OEA) é a entidade dentro da Secretaria para o Fortalecimento da Democracia (SFD), responsável por desenvolver e manter um serviço permanente e profissionalizado de observação e cooperação técnica eleitoral para os Estados Membros, com base em um trabalho de melhoria contínua e na consolidação de procedimentos e práticas na área.
A Seção de Observação Eleitoral do DECO organiza, coordena e implementa as Missões de Observação Eleitoral (MOEs), a pedido dos países. Desde que a OEA enviou sua primeira Missão de Observação Eleitoral à Costa Rica em 1962, a Organização já acompanhou eleições em 28 Estados Membros. As MOEs tornaram-se um dos programas emblemáticos da Organização, sendo reconhecidas internacionalmente por seu rigor técnico e profissionalismo. Até o momento, a OEA enviou mais de 331 missões e mobilizou mais de 14.500 especialistas e observadores nos países das Américas.
Além disso, a Seção de Cooperação Técnica Eleitoral presta assistência técnica em temas eleitorais em toda a região e tem como principal função desenvolver projetos e atividades que contribuam para a modernização e a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos órgãos eleitorais. Entre as áreas de trabalho estão temas como administração eleitoral, profissionalização da observação eleitoral, cooperação entre pares, tecnologia eleitoral, participação política das mulheres, desinformação e novas tecnologias de comunicação em processos eleitorais, entre outros. A seção também atua como facilitadora e entidade de apoio às discussões e ações de apoio e aprendizagem mútua desenvolvidas entre os órgãos eleitorais do hemisfério.
O Departamento de Cooperação e Observação Eleitoral da OEA faz parte da Secretaria para o Fortalecimento da Democracia (SFD).
- 1889 F St., N.W.
- Washington, D.C., 20006
- E-mail: [email protected]
- Teléfono: (202) 370-0181