Gerardo de Icaza

O Departamento de Cooperação e Observação Eleitoral (DECO/OEA) é a entidade dentro da Secretaria para o Fortalecimento da Democracia (SFD), responsável por desenvolver e manter um serviço permanente e profissionalizado de observação e cooperação técnica eleitoral para os Estados Membros, com base em um trabalho de melhoria contínua e na consolidação de procedimentos e práticas na área.

A Seção de Observação Eleitoral do DECO organiza, coordena e implementa as Missões de Observação Eleitoral (MOEs), a pedido dos países. Desde que a OEA enviou sua primeira Missão de Observação Eleitoral à Costa Rica em 1962, a Organização já acompanhou eleições em 28 Estados Membros. As MOEs tornaram-se um dos programas emblemáticos da Organização, sendo reconhecidas internacionalmente por seu rigor técnico e profissionalismo. Até o momento, a OEA enviou mais de 331 missões e mobilizou mais de 14.500 especialistas e observadores nos países das Américas.

Além disso, a Seção de Cooperação Técnica Eleitoral presta assistência técnica em temas eleitorais em toda a região e tem como principal função desenvolver projetos e atividades que contribuam para a modernização e a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos órgãos eleitorais. Entre as áreas de trabalho estão temas como administração eleitoral, profissionalização da observação eleitoral, cooperação entre pares, tecnologia eleitoral, participação política das mulheres, desinformação e novas tecnologias de comunicação em processos eleitorais, entre outros. A seção também atua como facilitadora e entidade de apoio às discussões e ações de apoio e aprendizagem mútua desenvolvidas entre os órgãos eleitorais do hemisfério.

O Departamento de Cooperação e Observação Eleitoral da OEA faz parte da Secretaria para o Fortalecimento da Democracia (SFD).



  • 1889 F St., N.W.
  • Washington, D.C., 20006
  • E-mail: [email protected]
  • Teléfono: (202) 370-0181
Structure
A Seção de Observação Eleitoral tem como função principal desenvolver e manter um serviço permanente e profissionalizado de observação eleitoral para os Estados Membros, com base em um trabalho contínuo de melhoria e consolidação de procedimentos e práticas na área. Organiza, coordena e realiza o envio de Missões de Observação Eleitoral, a pedido dos Estados Membros.
A Seção de Cooperação Técnica Eleitoral presta assistência técnica em temas eleitorais em toda a região e tem como função principal desenvolver projetos e atividades que contribuam para a modernização e a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos órgãos eleitorais.
Mais Publicações
Publicações em Destaque
março, 2025
Memoria de Labores 2024 del Departamento para la Cooperación y Observación Electoral (DECO)
Este documento resume el trabajo realizado en 2024 por el Departamento para la Cooperación y Observación Electoral (DECO)
Portada del Manual muestra 3 fotos de observadores de la OEA en acción
maio, 2024
Manual para las Misiones de Obnservación Electoral de la OEA - Segunda Edición
Este Manual define los objetivos de una MOE, qué y cómo se observa, al igual que los procedimientos de organización e implementación de una Misión. Actualización de la edición de 2009
abril, 2025
Observando la participación política de las mujeres: Un Manual para las Misiones de Observación Electoral de la OEA
Documento para el análisis detallado sobre la participación efectiva de las mujeres en los procesos electorales
abril, 2025
Los sistemas de financiamiento político electoral en las Américas: Una mirada desde la perspectiva de las Misiones de Observación Electoral de la OEA (2017-2021)
Análisis sobre las recomendaciones de las Misiones de Observación Electoral de la OEA de 2017 a 2021 en materia de los sistemas de financiamiento político electoral
abril, 2025
Los sistemas de justica electoral en las Américas: Una mirada desde la perspectiva de las Misiones de Observación Electoral de la OEA (2017-2021)
Análisis sobre las recomendaciones de las Misiones de Observación Electoral de la OEA de 2017 a 2021 en materia de justicia electoral
abril, 2025
La participación política de las muheres en las Américas: Una mirada desde la perspectiva de las Misiones de Observación Electoral de la OEA (2017-2021)
Análisis sobre las recomendaciones de las Misiones de Observación Electoral de la OEA de 2017 a 2021 en materia de participación política de las mujeres
Mais Eventos
Eventos em Destaque
Parceiros Estratégicos