Como o braço operacional da OEA para o desenvolvimento, a Secretaria Executiva para o Desenvolvimento Integral (SEDI) colabora estreitamente com os Estados Membros da OEA para promover um desenvolvimento econômico, social e humano inclusivo e sustentável nas Américas. Por meio do diálogo político regional e da implementação de mandatos específicos, oferecemos assistência técnica e fomentamos iniciativas de cooperação para o desenvolvimento que fortalecem as capacidades institucionais e individuais. Nossos esforços abrangem áreas-chave como educação, emprego, competitividade, inovação, gestão de recursos naturais e ação climática, gerando um impacto significativo e duradouro em todo o Hemisfério.
Em uma era de mudanças globais sem precedentes, o compromisso da SEDI com a ação climática regional é firme. Implementamos programas essenciais que aumentam a sustentabilidade dos Estados Membros, abordando tanto os desafios imediatos quanto as necessidades de longo prazo.
No marco do Plano Estratégico da OEA 2023–2025, foi confiado à SEDI o avanço de objetivos bajo el pillar du Desenvolvimento Integral:
• Promover economias inclusivas e competitivas
• Fortalecer a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
• Melhorar a educação e o desenvolvimento humano nas Américas
• Promover trabalho decente, digno e produtivo para todos
• Fomentar a cooperação para o desenvolvimento e estabelecer alianças estratégicas
• Desenvolver portos competitivos, seguros, sustentáveis e inclusivos
Esses objetivos ressaltam a dedicação dos Estados Membros em preservar os avanços socioeconômicos conquistados com esforço e em impulsionar os objetivos de desenvolvimento dos Estados Membros da OEA. Para mais informações sobre o trabalho da SEDI, consulte: Relatório Anual 2024.
A SEDI é a secretaria técnica do Conselho Interamericano para o Desenvolvimento Integral (CIDI).