Cerimônia de Abertura para o lançamento da Sétima Semana Interamericana dos Povos Indígenas

Durante a VII Semana dos Povos Indígenas, a OEA designou um muro do prédio principal de sua sede como “Muro em Reconhecimento aos Povos Indígenas das Américas”. Após a cerimónia inaugural da semana, as três pinturas doadas pelos Estados-Membros foram expostas na parede. O evento contou com a presença do pintor e autor de duas das obras, Evaristo Callo.


Raiz Campos
Brasil
NAME: 
Guardião
Esta é uma obra de Raiz Campos, grafiteiro brasileiro que cresceu em uma aldeia da Terra Indígena Waimiri Atroari, no norte do estado do Amazonas. Usando suas latas de spray, ele projeta em tapetes indígenas tecidos à mão retratos de povos indígenas que conhece, bem como de animais da floresta brasileira. ‎Esta pintura foi criada em 2019. Ele a pintou ao vivo no Kennedy Center for the Arts.

Evaristo Callo
Peru
NOME: SONHOS GIRATÓRIOS
Aos pés da cidadela de Machu Picchu se anuncia um novo amanhecer celebrando a PACHAMAMA, língua quíchua que significa Mãe Terra.
As personagens são silhuetas translúcidas, em diversas cenas de uma cerimônia ancestral em que a Mãe Terra é celebrada pela sua fertilidade e generosidade em semear, colher e criar todos os seus elementos. É uma prova de gratidão para que o próximo ciclo seja igualmente fértil e generoso. Os elementos modernos da pintura nos trazem ao presente.
Contudo, os trajes e a cerimônia estão repletos de simbolismos e tradições que denotam o profundo respeito pelos costumes ancestrais.
Evaristo Callo
Perú
NOME: FESTIVAL ANDINO
As festas e celebrações com danças tradicionais organizadas pelas comunidades andinas são uma manifestação de gratidão por terem obtido boas colheitas. São celebrados ao pôr do sol e são uma expressão de alegria e de passagem que pode durar vários dias.
A pintura representa a dança Wititi, tradicional do Vale do Colca em Arequipa, onde coexistem duas etnias originais: os Cabana e os Collagua. Mostra um espaço de encontro e diálogo entre duas pessoas vestindo seus trajes e chapéus típicos. É também uma dança de cortejo e de paixão.

Esta página apresenta figuras renomadas que fizeram contribuições extraordinárias nos campos das artes, cultura, esportes, política, direitos humanos e ciência, tanto em nível nacional quanto continental, e que, por meio de seu trabalho, contribuíram para suas nações e para a região.


Convite para a cerimônia de abertura:
 Sétima Semana Interamericana dos Povos Indígenas
Documentos
Calendário de atividades
English Español
Videos
Fotos