Página precedente Indice Página siguiente

Resumo

O rápido crescimento da cidade de Managua, com a correspondente concentração excessiva da população, se fez evidente quando o centro da cidade foi totalmente destruído pelo terremoto do 23 de dezembro de 1972.

O Governo de Nicaragua decidiu considerar a reconstrução de Manágua dentro de un contexto regional, e solicitou a Secretaria-Geral da OEA o estabelecimento de um programa de descentralização e desenvolvimento da Região do Pacifico.

Os trabalhos apresentados neste relatório realizaram-se no período 1974/76 e os organismos responsáveis foram o Ministério de Economia. Indústria e Comércio da República de Nicaragua e o Programa de Desenvolvimento Regional da OEA. Para realizar os estudos criouse uma Unidade Técnica Integrada por especialistas nicaragüenses e da OEA

O presente relatorio contém um diagnóstico dos fatores que impedem o desenvolvimento regional ou agravam a concentraçào e centrallzaçào em Manágua, oferece também uma análise detalhada das diversas potencialidades para o desenvolvimento. A seguir, e com o propósito de reordenar os assentamentos da população, das atividades economicas e de infraestrutura física e social nos sete departamentos que compõem a região, se apresentam várias alternativas de crescimento demográfico e econômico, e se estabelece uma estratégia de descentralização e desenvolvimento que permita ao mesmo tempo reduzir os riscos de uma concentraçào excessiva na capital do pais e aproveitar melhor os potenciais regionais Em resumo, esta estratégia se apoia em programas de açào que especificam prioridades setoriais e espaciais a curto, medio e longo prazo Propõese ainda fomentar um novo polo agro-industrial e industrial no norte da região, estabelecer varias zonas prioritárias de açào com a finalidade de descentralizar Managua e ao mesmo tempo regular seu crescimento e desenvolver um sistema hierarquizado de centros urbanos. Dentro deste marco se identificam e inter-relacionam numerosos projetos a nível de previabilidade nos seguintes campos agropecuario, irrigação, agro-industrial, industrial. transporte, equipamento urbano. Os estudos dedicaram especial atenção à preparação de propostas para a saúde, a educação e treinamento laborai, a organização institucional, financiamento e outros incentivos necessários

No método seguido para a preparação dos profetos e propostas destaca-se a identificação das zonas prioritárias que apresentam possibilidades de desenvolvimento fora do centro urbano principal e a seleçâo de um conjunto de ações solidamente interligadas entre si. setorial e espaclalmente. Espera-se que este método seja de utilidade para os paises latino-americanos at u ai men te empenhados no desenho e implementação de uma estratégia de descentralização e desenvolvimento regional.

Página precedente Inicěo de página Página siguiente