Página precedente Indice Página siguiente

Resumo

Durante o período 1970-75, o Programa de Desenvolvimento Regional da Organização dos Estados Americanos e o Governo da Argentina conduziram estudos de desenvolvi-mento regional da bacia do río Bermejo, no Norte da Argentina e, em 1976 desenvolveram urna metodologia para o planejamento de bacias hidrográficas com a finalidade de considerar as conseqüencias ambientais do desenvolvimento utilizando as investigaçõs do río Bermejo como um modelo. A referida metodología se apresenta neste volumen. Inclue comentários sobre as relações entre o meio-ambiente. o desenvolvimento e o planejamento de bacias hidrográficas (Capítulo 1) e recomenda (Capítulo 2) que no exercício da planificação se incluam objetivos de qualidade ambiental; que as considerações ambientais recebam um tratamento bem explícito; que sejam consideradas a dinâmica e as interações que afetam o sistema; que se constituam equipes interdisciplinárias; que o esforço de planifição esteja estreitamente coordenado com outras entidades de planejamento que tenham interesse na área; que a população participe em alguma forma; que se formulem alternativas que nao limitem as diversas opções potenciais de desenvolvimento; que aos insumos adversos e beneficiosos das alternativas propostas Ihe sejam asignados, quando seja possivel, valores econômicos e que os mesmos sejam descriminados para que possa utilizá-los o encarregados da toma de decisões.

O Capítulo 3 sugere que as considerações ambientais se tomem em conta através da planificação integrada e esboça urna metodología para a planificação de bacias hidrográficas baseada em análise de sistemas.

O Capítulo 4 apresenta um modelo para a avaliação e descriminção dos impactos ambientais que podem utilizar-se ao inicio do processo de planifiçação, enquanto os Capítulos 5 e 6 comparam a metodología utilizada nas investigações realizadas na Bacia do río Bermejo com a que é sugerida neste estudo piloto.

Página precedente Inicěo de página Página siguiente