Discursos

REPRESENTANTE PERMANENTE DO BRASIL NA OEA EMBAIXADOR OSMAR CHOHFI
INTERVENÇÃO DO REPRESENTANTE PERMANENTE DO BRASIL NA OEA EMBAIXADOR OSMAR CHOHFI DURANTE A TERCEIRA SESSÃO PLENÁRIA DA ASSEMBLÉIA GERAL DA OEA, FORT LAUDERDALE, FLÓRIDA. TEMA: QUESTÃO DAS ILHAS MALVINAS.

junho 6, 2005 - FORT LAUDERDALE, FLÓRIDA


Senhor Presidente,



É com grande satisfação que submeto ao exame do Plenário o projeto de Declaração sobre a questão das Ilhas Malvinas, no âmbito do item 4 da agenda deste Período Ordinário de Sessões.

Trata-se do documento que reitera o permanente interesse do Hemisfério no assunto e convida as partes diretamente interessadas – Argentina e Reino Unido – a dar início, o quanto antes, às negociações para alcançar a solução pacífica do contencioso que envolve a soberania do arquipélago.



Como é sabido, o Brasil mantém posição de reconhecimento inequívoco da soberania da Argentina sobre as ilhas Malvinas. Essa convicção é reiterada em todos os foros multilaterais de interesse, especialmente a OEA, as Nações Unidas e o Mercosul.



Assim, é apenas natural que, por ocasião desse Período de Sessões da Assembléia Geral, o Brasil volte a convidar os demais países da Organização a reforçarem o apoio à reivindicação argentina – uma reivindicação que consideramos justa e legítima -, cujo reconhecimento contribuirá, estou certo, para o fortalecimento das relações entre as partes envolvidas, no interesse de todo o Hemisfério e do relacionamento entre a Europa e a nossa região.



Muito obrigado.