A Convenção e o MESICIC

Convenção Interamericana

Mecanismo de Acompanhamento (MESICIC)

  Documentos
 

Cooperação Jurídica
 

Ferramentas por Tema

Planos de Ação  Nacionais

Conferência Hemisférica

Capacitação

Recuperação de Ativos

Colaboração com Outros Organismos Internacionais

PLANOS DE AÇÃO NACIONAIS

A Secretaria Técnica do MESICIC apoia a cooperação aos Estados Partes do mesmo na implementação das recomendações formuladas por sua Comissão de Peritos, mediante o oferecimento de serviços de assessoria técnica para o desenho de um Plano de Ação que se elabora com ampla participação do setor público e da sociedade civil, em que se contempla de maneira precisa as atividades necessárias para implementar tais recomendações, os responsáveis por desenvolvê-las, os prazos para fazê-lo, as fontes de recurso para seu financiamento e os indicadores para medir o progresso em sua execução.

 Canadá, Estados Unidos e Espanha contribuíram generosamente com recursos financeiros para o desenvolvimento desse projeto de cooperação.

 

 Procedimiento

Para garantir a consecução destes propósitos, desenvolve-se o seguinte procedimento:

  • Para a coordenação da elaboração e difusão do Plano de Ação, a Secretaria-Geral da OEA, por meio do Departamento de Cooperação Jurídica da Secretaria de Assuntos Jurídicos, assina um Memorando de Entendimento com o respectivo Estado Parte do MESICIC, quem, para tais efeitos, designa um organismo executor.

  • Seleciona-se um consultor nacional com as qualidades profissionais e a experiência indicadas nos termos de referência correspondentes, para que elabore uma versão inicial do projeto de Plano de Ação.

  • Realiza-se um Seminário Nacional para a discussão do projeto de Plano de Ação, do qual participam autoridades dos distintos Poderes do Estado e dos órgãos de controle, bem como representantes dos diferentes setores da sociedade civil e dos organismos internacionais e agências de cooperação. As colaborações pertinentes efetuadas neste Seminário se incluem na versão final do Plano de Ação.

  • Tanto o Estado respectivo quanto a Secretaria-Geral da OEA dão a mais ampla difusão à versão final do Plano de Ação. Os progressos alcançados em sua implementação serão relatados peloEstado no âmbito do MESICIC, de acordo com o previsto no Regulamento da Comissão de Peritosdo Mecanismo.

Uma vez que finalizado o procedimento antes descrito, obtém-se como resultado o Plano de Ação, o qual constitui uma valiosa contribuição à causa comum de todos os Estados Membros do MESICIC de enfrentar a corrupção com mais e melhores instrumentos jurídicos-institucionais e levando a cabo mais e melhores ações de cooperação internacional com tal propósito.

 

Informação Geral
 

Perguntas Frequentes

Eventos

Boletim Informativo (em Espanhol)

Publicações

Sobre                   Contate-nos                    Twitter