Página precedente Indice Página siguiente

Resumo

Em resposta a uma solicitaço dirigida pelo Governo Argentino à Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos, o Programa de Desenvolvimento Regional em cooperação com o Instituto de Ciencia y Técnica Hídricas (INC y TH) da Subsecretaria de Recursos Hídricos da Argentina, realizou um estudo para o Aproveitamento dos Recursos Hídricos na Bacia Inferior do Rio Bermejo.

As atividades foram desenvolvidas por uma Unidade Técnica, sediada na cidade de Buenos Aires e composta por especialistas argentinos e da Missão de Cooperação Técnica da OEA. A direção da Unidade Técnica foi compartida pelo Chefe de Missão da OEA e pelo Diretor Nacional. Os trabalhos se desenvolveram de outubro de 1973 a dezembro de 1975. Em maio de 1976 o Governo Argentino deu sua aprovação ao presente relatório.

A área de estudo está situada na zona norte de Argentina conhecida como El Chaco, abrangendo parte das provincias (estados) de Jujuy, Salta, Santiago del Estero, Chaco y Formosa. Possui menor população e menor desenvolvimento relativo de que o país em geral e seus recursos naturais foram pouco utilizados ateo momento.

Para a programação das alternativas de desenvolvimento se realizou um zoneamento baseado em seu potencial de recursos naturais. A fim de dar às Autoridades Nacionais e Provinciais a informação requerida para a tomada de decisões para o desenvolvimento futuro, estudaram-se, a nivel de reconhecimento, tres grandes grupos de alternativas e projetos: 1. aproveitamentos hídricos, 2. explorações agropecuárias sem riego e florestais e 3. de desenvolvimento industrial.

Como anteriormente (1971-73) se haviam estudado os recursos hídricos da Bacia Superior do Río Bermejo, em Argentina e Bolivia, o presente trabalho conduziu ao conhecimento da Bacia do Río Bermejo, em sua totalidade, o que permitirá planejar-se seu desenvolvimento como uma unidade física.

Página precedente Inicěo de página Página siguiente