Previous Page Table of Contents Next Page

Apresentação

A Secretaria - Geral da Organização dos Estados Americanos sente se honrada em apresentar o documento "Programas Binacionais de Cooperação Fronteiriça". Esta publicação responde a pedidos de representantes do Brasil, Colômbia, Equador e Peru em reuniões realizadas entre esses países em setembro de 1991, em Santa Fé de Bogotá, Colômbia, e reiteradas durante o Seminário Técnico sobre Áreas Protegidas e Desenvolvimento Sustentável, realizado em Mont Albert, Quebec, Canadá, de 25 a 30 de junho de 1992.

O documento sintetiza os objetivos, enfoque metodológico, e principais conclusões e recomendações dos planos, programas e projetos binacionais de desenvolvimento fronteiriço em realização pêlos países amazônicos, com a cooperação da Secretaria - Geral da OEA.

O objetivo geral dos planos e programas fronteiriços é criar condições para o desenvolvimento sustentável. Além disso, explorar o potencial de desenvolvimento dessas áreas em termos de população, ecossistemas e recursos naturais, a fim de incorporá - las aos ciclos económicos dos respectivos países. Esses programas visam não só considerar as necessidades específicas de cada zona fronteiriça, mas também servir de modelo para estender o planejamento do desenvolvimento ambiental a outras áreas amazônicas.

Desta maneira, a Secretaria - Geral da OEA se soma aos esforços dos países amazônicos dirigidos a um melhor conhecimento da área e à aceleração do processo de integração, desenvolvimento e conservação da região amazônica.

João Clemente Baena Soares
Secretário Geral

Previous Page Top of Page Next Page