| Inicio DDI | English |

 

Derecho Internacional

Pueblos Indígenas

Afrodescendientes

Derecho de Familia - Red

Acceso a la información

Acceso a la justicia

Protección de Datos

Arbitraje Comercial Int.

Derecho Int. Privado

Orientación Sexual

Discriminación Intolerancia

Racismo, Discriminación...

Corte Penal Internacional

Derecho Int. Humanitario

Academias Diplomáticas

 
 

Comité Jurídico Interamericano

Sec. Asuntos Jurídicos

 

Organización de los Estados Americanos

Departamento de Direito Internacional
Afrodescendentes
  Texto maior (+) | Texto menor (-)

ENG | ESP | FRA | POR

 

Projeto de capacitação de líderes afrodescendentes nas Américas

A invisibilidade, a discriminação e a marginalização de que os/as afrodescendentes são vítimas nas Américas geram exclusão, especialmente no que diz respeito à participação política nos espaços e processos de tomada de decisão pública. Apesar da mobilização da coletividade de afrodescendentes para a reivindicação de seus direitos, é inegável que o grupo está sub-representado na política oficial de seus países.

Por meio da capacitação de representantes de organizações e comunidades afrodescendentes para a formação de líderes, pretende-se melhorar a habilitação dessa coletividade no tocante à participação na vida política nos âmbitos comunitário, nacional, sub-regional e hemisférico. Esse objetivo é resguardado pela estrutura jurídica regional da qual constam normas que amparam diretamente a coletividade afrodescendente e lhe asseguram uma série de direitos relacionados à participação política.

O propósito deste projeto consiste em contribuir para sua participação plena e livre na vida política das Américas, com igualdade de condições em todos os aspectos. Nessa primeira etapa os países beneficiários são Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Peru e Venezuela.

Com a conclusão do projeto, espera-se que os/as líderes de organizações e comunidades afrodescendentes melhorem sua capacidade de participação nos espaços e processos de tomada de decisões políticas, em nível comunitário, nacional, sub-regional e hemisférico. Por meio da oficina e do manual de formação de líderes se pretende promover a capacitação desse grupo em temas como a participação cidadã, os direitos humanos, a negociação efetiva, entre outros, com vistas a constituir formadores(as) de líderes que terão um efeito multiplicador e contribuirão para a maior participação política dessa coletividade nos países beneficiários, visibilizando, ainda, a temática afrodescendente no Hemisfério, o que possibilitará uma reflexão sobre a inclusão de milhões de afrodescendentes nos países das Américas.

Sobre Nosotros | Mapa del sitio | Contáctenos | Inicio DDI | English

© 2012 Secretaría de Asuntos Jurídicos, Organización de los Estados Americanos. Todos los derechos reservados.