| Inicio DDI | English |

 

Derecho Internacional

Pueblos Indígenas

Afrodescendientes

Derecho de Familia - Red

Acceso a la información

Acceso a la justicia

Protección de Datos

Arbitraje Comercial Int.

Derecho Int. Privado

Orientación Sexual

Discriminación Intolerancia

Racismo, Discriminación...

Corte Penal Internacional

Derecho Int. Humanitario

Academias Diplomáticas

 
 

Comité Jurídico Interamericano

Sec. Asuntos Jurídicos

 

Organización de los Estados Americanos

Departamento de Direito Internacional
Afrodescendentes
  Texto maior (+) | Texto menor (-)

ENG | ESP | FRA | POR

 

Atividades realizadas

Workshop de Formação de Formadores(as) de Líderes Afrodescendentes nas Américas, Panamá, 2012

De 27 a 29 de março de 2012, realizou-se na Cidade do Panamá o Workshop de Formação de Formadores(as) de Líderes Afrodescendentes nas Américas, organizada pelo Departamento de Direito Internacional (DDI) da Secretaria-Geral da Organização dos Estados Americanos.

O Workshop contou com a participação de um grupo seleto de 32 líderes afrodescendentes de diversos países da região, os quais receberam bolsas para participar dessa atividade após um processo rigoroso de seleção realizado pelo DDI em colaboração com o Escritório de Bolsas de Estudo, Treinamento e Capacitação da Secretaria-Geral.

 

 

O Workshop teve por objetivo capacitar líderes afrodescendentes em temas como liderança e política na região, com a finalidade de alcançar maior participação e influência afrodescendente no âmbito do Sistema Interamericano, bem como nos níveis local, nacional e sub-regional, empregando para tanto instrumentos regionais de proteção dos afrodescendentes.

Além de proporcionar aos participantes essas ferramentas, no decurso da oficina foram abordados os acontecimentos recentes ocorridos no Sistema Interamericano relacionados com a temática afrodescendente e a situação das mulheres afrodescendentes nas Américas e de outros grupos em situação de vulnerabilidade. Contou-se ainda com um módulo destinado especificamente a apoiar as organizações da sociedade civil afrodescendente na busca de recursos para o desenvolvimento de projetos em prol de suas comunidades. Por fim, realizaram-se exposições e atividades em grupo sobre técnicas de comunicação política efetiva e aptidão para a liderança democrática em geral.

Da parte da Secretaria-Geral da OEA, participaram como facilitadores da oficina Dante Negro, Diego Moreno e Roberto Rojas Dávila, do Departamento de Direito Internacional, e Pablo Zuñiga, do Departamento de Gestão Pública Efetiva; participaram ainda três representantes de organizações da sociedade civil afrodescendente: Gustavo Lugo, perito em arrecadação de recursos, Hordina Rocha, representante da Rede de Mulheres Afro Latino-Americanas, Afrocaribenhas e Diáspora, perita na temática gênero, e Urenna Best, perita no tema dinâmicas.

Como resultado dessa oficina, espera-se que os líderes participantes sejam multiplicadores em seus respectivos países de origem, com assessoramento técnico do DDI, a fim de possibilitar maior impacto e influência dos afrodescendentes na região. Para essa finalidade, o DDI elaborou um manual, do qual constam ferramentas conceituais e práticas necessárias para que os participantes da oficina possam posteriormente realizar suas atividades multiplicadoras.

O objetivo último buscado consiste em alcançar a participação plena, livre e em igualdade de condições dos afrodescendentes em todos os âmbitos da vida em nossos países, particularmente nos assuntos que sejam de seu especial interesse.

Sobre Nosotros | Mapa del sitio | Contáctenos | Inicio DDI | English

© 2014 Secretaría de Asuntos Jurídicos, Organización de los Estados Americanos. Todos los derechos reservados.