| Inicio DDI | English |

 

Derecho Internacional

Pueblos Indígenas

Afrodescendientes

Derecho de Familia - Red

Acceso a la información

Acceso a la justicia

Protección de Datos

Arbitraje Comercial Int.

Derecho Int. Privado

Orientación Sexual

Discriminación Intolerancia

Racismo, Discriminación...

Corte Penal Internacional

Derecho Int. Humanitario

Academias Diplomáticas

 
 

Comité Jurídico Interamericano

Sec. Asuntos Jurídicos

 

Organización de los Estados Americanos

Departamento de Direito Internacional
Afrodescendentes
  Texto maior (+) | Texto menor (-)

ENG | ESP | FRA | POR 

 

Atividades de difusão

Participação do Departamento de Direito Internacional no Congresso Internacional “África e povos de ascendência africana: Problemas atuais e ações para (re)negociar o futuro”

De 14 a 16 de setembro de 2011 foi realizado o Congresso Internacional “África e povos de ascendência africana: Problemas atuais e ações para (re)negociar o futuro”, organizado pelo Departamento de Línguas e Culturas do Mundo da Howard University, com sede em Washington, D.C.

Participaram do Congresso acadêmicos, pesquisadores, estudantes, jornalistas, escritores, líderes de comunidades afrodescendentes e da sociedade civil afrodescendente, entre outros. Os principais objetivos do Congresso consistiram em proporcionar mais conhecimento sobre a diversidade da herança das culturas africanas e promover o respectivo respeito; divulgar a luta pelo reconhecimento da herança africana; e discutir a participação na vida política, econômica, social e cultural dos africanos e afrodescendentes em suas respectivas nações. Um dos objetivos mais relevantes foi possibilitar a aproximação entre a África e a diáspora africana na Europa e nas Américas.

O Departamento de Direito Internacional foi convidado a esse prestigioso evento a fim de integrar um painel intitulado “O papel das organizações internacionais na promoção e proteção dos direitos dos afrodescendentes”. O Departamento realizou a exposição “Afrodescendentes nas Américas e o Direito Internacional: Contribuição do Departamento de Direito Internacional da OEA para o desenvolvimento da temática afrodescendente”. Esse painel teve a moderação de Gay McDougall, reconhecida perita independente das Nações Unidas em questões relacionadas a minorias. O painel teve como expositores Corinne Lennox, da Universidade de Londres, Esther Ojulari, da ChildHope – Reino Unido, e Carlos Quesada, da Global Rights – EUA.

Dessa maneira, o Departamento de Direito Internacional teve a oportunidade de divulgar a contribuição que vem realizando para a temática afrodescendente por meio de suas atividades.

Mais informações sobre a Conferência

Sobre Nosotros | Mapa del sitio | Contáctenos | Inicio DDI | English

© 2014 Secretaría de Asuntos Jurídicos, Organización de los Estados Americanos. Todos los derechos reservados.