4/23/2024
  Español  English  Francais 

 

 

RESUMO DA SESSÃO DE JANEIRO 21  1999

CONSELHO PERMANENTE DA
ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS

COMISSÃO DE SEGURANÇA HEMISFÉRICA

OEA/Ser.G
CP/CSH/SA.61/99
19 julho 1999
Original: inglês

Resumo da sessão realizada em 21 de janeiro de 1999

1. Metodologia de trabalho correspondente ao período de janeiro a abril de 1999

O Presidente da Comissão, Embaixador Carlos Portales, apresentou um calendário de reuniões da Comissão de Segurança Hemisférica correspondente ao período de janeiro a abril de 1999.1 Em sua exposição, o Presidente enfatizou a importância de que o trabalho da Comissão seja concluído até o final de abril, para que o Conselho Permanente possa cumprir o prazo de 30 dias estipulado no Regulamento do Conselho Permanente, para a transmissão de relatórios aos Estados membros antes do próximo período ordinário de sessões da Assembléia Geral. O Presidente acrescentou que os peritos dos Estados membros deverão participar da reunião da Comissão programada para discutir os conceitos de segurança no Hemisfério.

O Presidente apresentou também um relatório resumido sobre o recém-realizado Seminário Regional para a Promoção da Convenção sobre a Proibição do Uso, Armazenagem, Produção e Transferência de Minas Terrestres Antipessoal e sua Destruição ("Convenção de Ottawa"). O Presidente informou que o Seminário havia sido co-patrocinado pelos Governos do Canadá e do México e que as Missões Permanentes do México e do Canadá informariam a Comissão sobre o resultado do Seminário em data posterior.

O Presidente também comunicou à Comissão a renúncia do Senhor Ricardo Santamaria, que havia sido nomeado pelo Secretário-Geral em 1998, como Coordenador da Secretaria-Geral para Assuntos de Segurança Hemisférica.

 

  1. Programa de Educação para a Paz no Hemisfério [AG/RES. 1604 (XXVIII-O/98)]

A Comissão considerou o documento apresentado pelo Presidente e preparado pela Unidade para a Promoção da Democracia (UPD) sobre o Projeto de Programa de Educação para a Paz no Hemisfério (CP/CSH-160/99). Decidiu-se que este documento deveria ser publicado novamente, para que dele constem as emendas propostas por diversas delegações.2

A Delegação da Colômbia comunicou o oferecimento de seu Governo de sediar a Reunião dos Peritos sobre Educação para a Paz mais tarde em 1999. A Comissão expressou seu apoio à idéia de realizar a reunião na Colômbia mais tarde este ano e decidiu procurar uma prorrogação do prazo originalmente estabelecido pela Assembléia Geral para aproveitar esta oferta. Para este fim, o Presidente encarregou-se de preparar os projetos de resolução apropriados para serem considerados pela Comissão e eventualmente submetidos ao Conselho Permanente.

A Comissão também concordou em convidar a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o Colégio Interamericano de Defesa (IADC), a Secretaria-Geral da OEA e a Universidade para a Paz para participarem da mencionada Reunião de Peritos e solicitou que suas contribuições fossem enviadas aos Estados membros antes da realização da reunião.

 

3. Outros assuntos

O Presidente lembrou aos membros que o Grupo de Trabalho Encarregado de Preparar um Projeto de Convenção sobre Transparência nas Aquisições de Armas Convencionais realizará sua próxima reunião em 26 de janeiro de 1999.



 

1. Este documento foi subseqüentemente publicado como documento CP/CSH-164/99, e revisto e publicado como CP/CSH-164/99 rev. 1.

2. Ver o documento CP/CSH-160/99 rev. 1.

 

 

 

| Relatórios |

 

 

 


Copyright © 2024 Todos os direitos reservados. Organização dos Estados Americanos