Organização dos Estados Americanos


www.oas.org

                                                                            (P-246/01)

18 de dezembro de 2001

 

DECLARAÇÃO DO SECRETÁRIO-GERAL
CONDENANDO A AGITAÇÃO E A VIOLÊNCIA NO HAITI

 

A Organização dos Estados Americanos continua seriamente preocupada com a agitação política e social no Haiti e mais uma vez condena energicamente o ataque feito na segunda-feira ao Palácio Nacional. A Organização considera o recurso à violência como grave ameaça à democracia, à estabilidade política e ao desenvolvimento econômico e rejeita veementemente todo uso da força para remover o governo de qualquer Estado membro.

Tomamos nota da condenação emitida pelo Presidente Aristide sobre violência proveniente de qualquer fonte. O Haiti e seu povo precisam de calma e paz neste momento difícil da sua história.

Segundo comunicados recebidos pela OEA, as casas de vários líderes da oposição e os escritórios da principal coalizão da oposição e de três de seus partidos constituintes foram incendiados durante a violência e distúrbios generalizados que afligiram Port-au-Prince e outras cidades do Haiti em 17 de dezembro em seqüência a um ataque ao Palácio Presidencial.

O Secretário-Geral Gaviria condena inequivocamente todos os atos de violência que ameaçam a vida e a propriedade.

O Governo do Haiti tem a clara obrigação de proteger todos os seus cidadãos e de exercer comedimento na restauração da lei e da ordem.

 

César Gaviria

Secretário-Geral

Washington, D.C.