30 de março de 2001

O SECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO DA OEA VISITARÁ O HAITI

 

O Embaixador Luigi R. Einaudi, Secretário-Geral Adjunto da OEA, visitará o Haiti de 1° a 4 de abril para manter consultas em nome do Secretário-Geral César Gaviria com o Governo e principais setores da comunidade política e sociedade civil haitianos sobre esforços para resolver a crise decorrente das eleições de 21 de maio de 2000, bem como para reforçar a democracia e o respeito pelos direitos humanos no Haiti.

As tensões recentes são um sinal de que há muito se necessita de um diálogo imediato entre todos os haitianos. "A trégua proposta pelo Presidente Aristide poderia contribuir enormemente para as condições para um diálogo e reconciliação".

Em 14 de março de 2001, o Conselho Permanente da OEA aprovou a resolução CP/RES. 786 que insta o Secretário-Geral a fazer as referidas consultas e a propor "medidas que contribuam para o fortalecimento do processo democrático no Haiti". Essa decisão seguiu a emissão, por parte da OEA, de seu Terceiro Relatório sobre a Missão ao Haiti em 13 de março e uma apresentação feita ao Conselho pelo Ministro das Relações Exteriores e Culto do Haiti propondo datas antecipadas para as eleições legislativas.

O Secretário-Geral deverá apresentar um relatório sobre as condições para o diálogo ao Conselho Permanente o mais tardar até 2 de maio de 2001.