www.oas.org

P-064
3/20/01

 

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

O SECRETÁRIO-GERAL DA OEA CONDENA A VIOLÊNCIA NO HAITI

 

O Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos condena a atual onda de violência e o clima de insegurança no Haiti, que não contribuem para a solução dos problemas do país, mas só fazem dividir ainda mais a sociedade.

Ao reiterar sua convicção de que a solução da crise que surgiu com as irregularidades das eleições de 21 de maio de 2000 é essencial para o fortalecimento da democracia e o respeito dos direitos humanos no Haiti, o Secretário-Geral acredita que as perturbações dos últimos dias demonstram claramente a necessidade da criação de condições para facilitar o diálogo entre todas as partes envolvidas.

Em seguida à apresentação do Ministro das Relações Exteriores, Joseph Philippe Antonio, em 14 de março de 2001, o Conselho Permanente incumbiu o Secretário-Geral, mediante a resolução CP/RES. 786 (1267/01), de empreender consultas necessárias com o Governo do Haiti e outros setores da comunidade política e da sociedade civil, e de propor, "conforme cabível, outras medidas que possam contribuir para o fortalecimento do processo democrático no Haiti".

O Secretário-Geral faz, portanto, um apelo à calma e cooperação da comunidade política e da sociedade civil no país para que se criem as condições necessárias ao diálogo. O Secretário-Geral dirige ainda um apelo a todos os haitianos, e em particular aos líderes de partidos políticos e a seus seguidores, no sentido de se absterem de ações ou declarações que possam exacerbar as tensões e colocar em risco a busca de uma solução pacífica para a crise.

Conforme indicado anteriormente e no cumprimento das obrigações emanadas da Carta, a OEA está pronta para colaborar na busca de uma solução para as dificuldades enfrentadas pelo Haiti.